Fast learning: um novo modelo de capacitação está chegando!
Se você não conhece o Fastlearning está perdendo tempo e dinheiro.
Fastlearning nasce nos Contact Centers como uma solução prática para redução de tempo de treinamento e aumento de produtividade.
Um dos segmentos mais sensíveis, onde as novas tecnologias estão promovendo mudanças radicais, é certamente o de Contact Centers. Chatbots, redes sociais e o avanço da Inteligência Artificial têm mudado permanentemente esse mercado. Os assuntos mais simples estão sendo automatizados, e os mais complexos, ficando com os atendentes (que prefiro chamar de Agentes de Relacionamento e Solução).
Porém, mesmo considerando o amadurecimento pelo uso de canais digitais, tais como assistentes virtuais e outras plataformas automatizadas de atendimento, que criaram um movimento de disrupção sem volta nos SACs, ainda estamos falando de mais de 1.5 milhão de atendentes espalhados por todo o Brasil.
Com toda essa corrida pela inovação e esse imenso mar de pessoas responsáveis por transmitir informações e resolver problemas de clientes, surge também a necessidade de uma nova dinâmica na capacitação das equipes de atendimento.
Atualmente, palavras como “engajamento” e “absorção” são frequentes no dia-a-dia dessas empresas que olham para o futuro mas que ainda não encontraram uma maneira de disseminar conteúdo e manter os colaboradores engajados. Em um cenário onde vemos cada vez mais a necessidade de redução de custos e aumento de eficiência, qualidade e de produtividade, treinamentos online vão transformar a capacitação e comunicação nesse setor. A solução não é mais apenas investir em um instrutor físico, nem disponibilizar outro colaborador para ensiná-lo; muito menos utilizar salas ou se preocupar com material impresso. O conteúdo precisa estar lá, pronto para ser visto e revisto pelos novos colaboradores. E o mais importante: em um formato e uma linguagem que eles estão acostumados no dia a dia, e não em aulas longas e massantes.
Segundo pesquisa do Gartner lançada recentemente, ao menos 3x vezes ao dia os profissionais do futuro estarão engajados com vídeos de curta duração para obter conhecimento e informações sobre os próprios processos e técnicas de trabalho.
O Fastlearning então ganha força e seu conceito de ensinar através de pequenas pílulas de até 4 minutos, com testes rápidos de absorção, no modelo youtuber de vídeo aula de curta duração. Essas pílulas podem ser absorvidas pelas equipes nos intervalos dos atendimentos, o que torna o modelo eficiente e adequado ao ambiente que requer alta produtividade.
Estudos e cases práticos adotados em Contact Centers mostram que cerca de 30 a 40% dos treinamentos atualmente presenciais (de formação ou reciclagens), podem ser convertidos para modelos online usando técnicas do Fastlearing para atingir uma taxa média de compressão de 6:1 (1 hora para 10 minutos), com o mesmo nível de absorção nas avaliações. Ou seja, uma economia de até 50 minutos para cada hora de treinamento presencial convertido no modelo Fastlearning.
Minha recomendação: implantante o modelo antes que ele seja implantado pra você! 😉