Manter a equipe profissional motivada e com foco no trabalho é um dos grandes desafios de gestores de diferentes áreas. No atendimento ao cliente, esse objetivo pode ser alcançado com o uso de campanhas motivacionais para call center.
Quando bem utilizadas, de acordo com uma estratégia bem estruturada e realista, essas ferramentas podem trazer resultados expressivos com reflexo direto no padrão de qualidade do trabalho apresentado, assim como no engajamento da equipe.
Neste artigo, vamos abordar 4 opções de campanhas motivacionais para call center, que podem ser aplicadas de forma satisfatória. Continue a leitura e acompanhe.
1. Gamificação
A gamificação é uma metodologia moderna e divertida, que usa a lógica e fundamentos de jogos de videogame como ferramentas de engajamento do quadro profissional. Com leveza e um toque lúdico, ela pode ser usada para treinamentos profissionais, campanhas de produtividade, cursos etc.
Podem ser propostos desafios, nos quais cada profissional precisa passar as etapas e avançar rumo ao objetivo final, bem semelhante ao que acontece em jogos eletrônicos. Quando a missão é concluída, o “jogador” tem seu esforço reconhecido e recebe o destaque e o prêmio por seu mérito.
2. Campanhas temáticas
Campanhas temáticas são eficientes para manter toda a equipe trabalhando em uma mesma linha e direção. Os temas para a estratégia podem ser variados, sendo que o importante é garantir que a equipe se envolva e participe.
3. Melhores vendedores
Reconhecer os melhores vendedores de acordo com determinado período é uma maneira de motivar os profissionais a buscarem seus melhores resultados e, consequentemente, mais produtividade. Essa técnica também é útil para estimular o desenvolvimento de metas pessoais em cada pessoa, assim como para manter um nível saudável e positivo de competitividade.
Os profissionais com melhor desempenho podem ser reconhecidos publicamente e receber premiações, o que também é uma maneira de mantê-los motivados e servir de exemplo para os demais membros.
4. Campanhas de incentivo
Campanhas de incentivo podem ser implementadas como uma forma de fazer com que a equipe produza mais e melhor. Um meio de adotar essa prática pode ser com o estabelecimento de um plano de metas, tanto coletivas quanto individuais, com premiações que variam conforme são alcançadas.
É preciso atentar, no entanto, para que as metas estabelecidas estejam de acordo com a realidade de trabalho da equipe, pois, caso contrário, uma proposta inalcançável pode ter o efeito inverso do que se espera e fazer com que os profissionais se sintam desmotivados e, até mesmo, enganados.
A ideia é mostrar que o esforço e a dedicação do profissional são de grande importância para a empresa, por isso ele será recompensado pelo seu profissionalismo e pelo comprometimento.
Neste artigo, falamos sobre a importância das campanhas motivacionais para call center, como ferramentas para manter a equipe trabalhando mais feliz e empenhada. É importante, no entanto, que as estratégias sejam bem alinhadas de acordo com o perfil da equipe, para que elas possam apresentar os resultados esperados, além de uma plataforma que ofereça recursos para a gestão de indicadores, pontos e recompensas. Acesse o Beedoo e entenda como ferramentas poderosas podem lhe ajudar no processo de engajamento e controle de campanhas.
Veja nosso artigo e saiba mais sobre campanhas de gamificação e seus benefícios. Confira o post “Quais os benefícios da gamificação no contact center?“.